Data do evento:
Quarta, 13 de Agosto, 10:00 a Sexta, 15 de Agosto de 2003, 18:00

Local:
SESC - Araraquara, Rua Castro Alves, nº 1315 - Quitandinha

As atividades econômicas vêm passando por importantes transformações. Uma delas, com efeitos decisivos sobre as economias nacionais, é a dissociação entre atividades materiais e intangíveis. No bojo destas mudanças, o Sistema Nacional de C&T está passando por uma fase de reorganização institucional, incorporando crescentemente preocupações inovativas.

O IV Seminário atualiza as questões abordadas anteriormente em vários aspectos importantes:

  1. Até onde avançou este modelo?
  2. Quais as suas consequências para o Brasil?
  3. Que desafios isso coloca para as políticas nacionais de fomento industrial e de C, T &I?

Estas são as questões centrais do IV Seminário de Economia Industrial, promovido pelo GEEIN – Grupo de Estudos em Economia Industrial.

O IV Seminário de Economia Industrial tem como intuito reunir, para apreciação, discussão e aprofundamento, as contribuições de um grupo de pesquisadores que vêm desenvolvendo trabalhos em áreas ligadas à Economia Industrial e às Políticas de Ciência, Teconologia e Inovação (C,T & I). O evento está organizado em torno de quatro temas:

  1. Modelo Sturgeon: a dissociação entre atividades materiais e intangíveis e os seus efeitos nos países em desenvolvimento;
  2. Resultados de pesquisas, especialmente do projeto “Diretório da pesquisa Privada” que vem sendo realizada pelo GEEIN com a colaboração de equipes de diferentes instituições. Serão apresentados os resultados de pesquisa dos seguintes setores: Calçados, Agroquímicos e Insumos Agrícolas, Automotivas/Montadoras, Siderurgia, Farmacêutica, Caminhões, Bens de Capital Elétricos, Carnes, Eletroeletrônicos e Aves, têxtil;
  3. Inovação em Clusters;
  4. Políticas de atração de investimentos tecnológicos e de promoção da inovação. Este tema dá ênfase ao aprendizado tecnológico e analisa os casos de algumas empresas, como a Intel e a Ericsson.

O IV Seminário destina-se também a apresentar e discutir resultados das pesquisas promovidas pelo GEEIN, em colaboração com diferentes instituições, formadoras de uma rede de colaboração: UFSCar, UNICAMP, USP (Escola Politécnica e FEA-RP), além de organismos públicos como FINEP e MCT.

O Seminário objetiva submeter os resultados destas pesquisas à apreciação de membros da comunidade acadêmica e ao público interessado. Representa, ademais, uma oportunidade para pesquisadores jovens apresentarem os seus trabalhos no Seminário de Iniciação Científica.

Sobre o GEEIN

O Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN) iniciou as suas atividades em 1991, nucleando no Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/CAr) um conjunto de atividades de pesquisa sobre a economia industrial, a tecnologia e o desenvolvimento econômico.

As atividades de pesquisa do GEEIN contam, além do apoio da UNESP, com o financiamento da FAPESP, do CNPq, do IPEA e da FINEP. Além dos projetos de pesquisa recém-concluídos e em execução, o GEEIN vem desenvolvendo uma série de laços de colaboração com instituições de pesquisa universitárias e outras, com vistas ao reforço dos seus vínculos institucionais na área de Economia Industrial.

Nestes 12 anos de funcionamento, o GEEIN consagrou esforços sistemáticos à formação de jovens pesquisadores, o que resultou em bom número de projetos e bolsas de iniciação científica. A maioria destes dezenas de bolsistas formados nas atividades de pesquisa do GEEIN encontram-se inseridos em programas de pós-graduação e estão vocacionados para a carreira científica e de análise profissional qualificada.

Apoio, colaborações e participações

  • Prefeitura Municipal de Araraquara
  • SESC- Araraquara
  • Sebrae
  • Propp/Unesp
  • Fapesp
  • Finep
  • Fundunesp
  • DEP/UFSCar
  • FEA/USP/Ribeirão Preto
  • IE e IG - Unicamp
  • POLI/USP/SP