IX Seminário de Economia Industrial

Inovação Tecnológica e Desenvolvimento: Novos Papéis para Empresas e Políticas Públicas

Data do evento:
Quarta, 13 de Agosto, 09:00 a Sexta, 15 de Agosto de 2008, 18:00

Sobre o Seminário

O IX Seminário de Economia Industrial será realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2008 e vai abordar as políticas de desenvolvimento e como elas se articulam e são promovidas por meio da atuação do Estado e de diferentes Organizações e Instituições. Estas questões serão debatidas com pesquisadores e estudiosos nas áreas ligadas à Economia Industrial e às Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I).

Existe um crescente interesse em questões como domínio de competências tecnológicas, sobretudo aquelas baseadas em conhecimentos e apoiadas em atividades de inovação. Empresas e instituições procuram promover e acelerar as suas competências por meio de ações capazes de fortalecer posições já conquistadas, ao mesmo tempo em que buscam apoiar-se em projetos e iniciativas capazes de garantir as bases científicas e tecnológicas necessárias aos novos desafios, de médio e longo prazos.

As universidades, institutos de pesquisas e as atividades de inovação implementadas nas empresas e o conjunto de possibilidades abertas pelas parcerias de pesquisas entre estes atores, encontram-se na base das políticas atuais de promoção do desenvolvimento e da inovação no Brasil. O Seminário de Economia Industrial pretende focalizar as polí­ticas de promoção industrial e de inovação no Estado de São Paulo e no Brasil destacando os principais atores, as possibilidades de torná-los mais competitivos, os principais setores industriais e os gargalos que limitam uma inserção mais competitiva no cenário internacional.

As competências e as interações das universidades e dos institutos de pesquisas com os setores industriais serão debatidas em paralelo às reflexões acerca da capacidade de se desenvolver políticas de desenvolvimento regionais e de detectar novas áreas industriais portadoras de novas conformações e características. Em cada um dos seus três dias, o SEI tem uma sessão inicial de apresentações de trabalhos de jovens pesquisadores.

Comissão Organizadora

  • João Furtado (GEEIN e POLI/USP)
  • Renato Garcia (POLI/ USP)
  • Rogério Gomes (GEEIN e FCLAr/UNESP)
  • Marcelo Pinho (DEP/UFScar)
  • Maria Beatriz Bonacelli (UNICAMP)
  • Victor Prochnik (UFRJ)
  • João Marcos de Souza Alves (UFSC)

Arquivos disponíveis