Data do evento:
Quarta, 23 de Setembro, 09:00 a Sexta, 25 de Setembro de 2009, 18:00

Sobre o Seminário

Há 10 anos o Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN) do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara, organiza o Seminário de Economia Industrial (SEI). O objetivo desses Seminários é apresentar e discutir estudos e trabalhos universitários sobre competitividade, desenvolvimento tecnológico, inovação e estratégias de empresas e políticas de governos capazes de promover esses temas.
Além de colaboradores do GEEIN e de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país, o Seminário de Economia Industrial reune convidados que atuam como técnicos e especialistas de governo e profissionais de empresas para partilharem as suas experiências, de forma a aproximar e permitir a reflexão conjunta num ambiente mais neutro que o das empresas e dos gabinetes.

Neste ano da 10ª edição do SEI, os temas tradicionais que conduzem os estudos do GEEIN e outros que entraram na agenda são abordados no contexto da atual crise internacional. O X SEI abordará as políticas de desenvolvimento e como elas são promovidas e articuladas por meio da atuação de diferentes organizações e instituições em três grandes conjuntos de temas. Em primeiro lugar, ao lado das experiências de pesquisadores e empreendedores de base tecnológica e de casos bem-sucedidos de inovação, são apresentados para debate os resultados de pesquisas que contaram com a participação de membros e colaboradores do Grupo, concluídas (Perspectivas de Investimento no Brasil - PIB/BNDES) ou em andamento (Interação Universidade-empresa - Fapesp). O segundo conjunto aborda temas especiais ligados ao desenvolvimento regional e o terceiro procura relacionar políticas de inovação, sustentabilidade e meio-ambiente.

Reunindo especialistas acadêmicos e gestores públicos e privados destes temas e questões, o X SEI pretende construir uma avaliação consistente da agenda e retirar proposições sobre novos temas de investigação e de orientação das políticas para a promoção do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Uma das atividades mais importantes dos SEIs é o Seminário de Jovens Pesquisadores, um evento onde estudantes e pesquisadores em fase de graduação e de pós-graduação de várias instituições e estados da federação apresentam os resultados de suas pesquisas, recém-concluídas ou em andamento. É uma atividade muito rica que serve para divulgar e para fertilizar os trabalhos de uns com métodos e resultados de outros.