Data do evento:
Quarta, 05 de Outubro, 08:00 a Sexta, 07 de Outubro de 2011, 18:00

O Seminário de Economia Industrial tem como objetivo principal apresentar e discutir estudos e trabalhos universitários sobre desenvolvimento econômico e tecnológico, competitividade, inovação, sustentabilidade, estratégias de empresas e políticas de governos capazes de promover o crescimento econômico e bem-estar social.

A programação do XII será disponibilizada em breve.

Abrindo as sessões de cada um dos três dias do XII SEI, ocorrere o Seminário de Jovens Pesquisadores. Nesse Seminário são apresentados os resultados dos trabalhos de iniciação científica de jovens pesquisadores, desenvolvidos por algumas dezenas de bolsistas do GEEIN e de outras instituições do país. Diferentemente dos Congressos de Iniciação Científica internos das Universidades Paulistas, que reúnem diferentes áreas da mesma instituição, esta iniciativa reunirá bolsistas pesquisadores de IC de diferentes instituições, mas da mesma área, o que permitirá um confronto maior de resultados e experiências científicas.

SOBRE O SEMINÁRIO DE JOVENS PESQUISADORES

O Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia Industrial, promovido pelo GEEIN - Grupo de Estudos em Economia Industrial tem por objetivo reunir estudantes de Graduação e Pós-Graduação das Universidades e Institutos de Pesquisa que estão realizando pesquisa científica na área de Economia Industrial e afins. O Seminário visa divulgar os resultados de suas atividades num ambiente acadêmico que propicie a difusão do conhecimento sobre os temas e metodologias de pesquisa utilizadas.

O Seminário de Jovens Pesquisadores será realizado na UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara situada à Rodovia Araraquara/Jaú Km 1 – Araraquara SP, nos dias 05, 06 e 07/10/2011, das 8h00 às 10h00, como atividade integrante do XII Seminário de Economia Industrial.

Os interessados deverão enviar seus resumos para o e-mail geein@fclar.unesp.br, informando o nome, a instituição, o curso e se este se refere à graduação ou pós-graduação, no período de 11/04/11 à 09/09/11. A taxa de inscrição será duas latas de leite em pó que serão doadas para uma instituição beneficiente. As latas de leite em pó devem ser entregues até 07/10/11.

Os resumos deverão conter objetivo, revisão bibliográfica, metodologia e resultados em no máximo duas páginas. Os resumos e arquivos das apresentações serão disponibilizados em formato pdf na página do GEEIN logo após a realização do Seminário. Os artigos completos (com no mínimo seis e no máximo vinte páginas), que serão solicitados posteriormente aos alunos selecionados para apresentarem no Seminário, serão divulgados nos Anais Eletrônicos do XII Seminário de Economia Industrial (ISSN: 1983 - 9944).

A apresentação dos trabalhos será feita em forma oral e haverá um computador disponível para apresentações com power point. Cada apresentação terá duração de 10 (dez) minutos.

Serão atribuídos três prêmios aos melhores trabalhos, em três categorias:
1. Originalidade do tema e importância para o desenvolvimento;
2. Mérito científico;
3. Originalidade e relevância das informações.

SOBRE O GEEIN

O Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN) iniciou as suas atividades em 1991, nucleando no Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/CAr) um conjunto de atividades de pesquisa sobre a economia industrial, a tecnologia e o desenvolvimento econômico. Desde o início, procurou integrar-se a outras instituições, formando a base da rede mais ampla em que hoje está integrado. Projetos como os de Cadeias Produtivas Globais (Editora da UFSCar), Diretório da Pesquisa Privada (www.finep.gov.br/portaldpp), Observatório de Estratégias de Inovação, Atividades Tecnológicas de Empresas Multinacionais, Interações Universidade-Empresa e Agenda de Competitividade para Indústria Paulista realizados ou em andamento com ou em colaboração de inúmeros pesquisadores de diferentes instituições, mostram o interesse de integração e cooperação do GEEIN.
As atividades de pesquisa do GEEIN contam, além do apoio da UNESP, com o financiamento da FAPESP, do CNPq, do IPEA, do IPT e da FINEP. Além dos projetos de pesquisa recém-concluídos e em execução, o GEEIN vem desenvolvendo uma série de laços de colaboração com instituições de pesquisa universitárias e outras, com vistas ao reforço dos seus vínculos institucionais na área de Economia Industrial.
Nestes 19 anos de atividades, o GEEIN consagrou esforços sistemáticos à formação de jovens pesquisadores, o que resultou em bom número de projetos e bolsas de iniciação científica. A maioria destas dezenas de bolsistas formados nas atividades de pesquisa do GEEIN encontram-se inseridos em programas de pós-graduação e estão vocacionados para a carreira científica e de análise profissional qualificada.