Data do evento:
Quinta, 27 de Agosto, 08:00 a Sábado, 29 de Agosto de 2015, 18:00

XV Seminário de Economia Industrial (SEI) – 2014

15 Anos de Debate sobre Indústria e Inovação

O Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN), sediado no Departamento de Economia da Unesp desde 1991, realiza anualmente o Seminário de Economia Industrial. Desde 2000, em cada Seminário, professores, pesquisadores, estudantes e especialistas da indústria e do governo debatem os problemas estruturais e conjunturais da indústria brasileira e internacional e da inovação tecnológica procurando contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

O XV Seminário de Economia Industrial teve como fio condutor a retrospectiva dos principais temas abordados nas 14 edições anteriores. Para a seleção dos inúmeros temas já debatidos, adotamos a perspectiva de recuperar aqueles que permitem apontar questões ainda não respondidas e outras que se revelaram novas. Desse princípio resultaram os seguintes temas balizadores para o XV SEI, que, como dissemos, resgatam um pouco da nossa História:

  1. Internacionalização de Empresas e Cadeias globais de valor
  2. Padrões de especialização comercial e produtiva
  3. Energia e sustentabilidade
  4. Sistemas localizados de produção e o desenvolvimento regional
  5. Políticas Industrial e de CT&I
  6. Defesa da concorrência e política industrial
  7. Dinâmicas industriais setoriais

    Nesta edição, aproveitando as comemorações de “15 Anos de Debates” no SEI, procuramos reunir também pesquisadores-doutores qualificados e formados no GEEIN ao longo da mais de duas décadas de atividades. Assim, promovemos a participação destes profissionais em algumas das mesas do XV SEI e na Comissão Examinadora do Seminário de Jovens Pesquisadores.    Ademais, por se tratar de uma edição especial, o XV SEI procurou também realizar um balanço dos “Jovens Pesquisadores 15 anos depois”. O princípio norteador foi valorizar tanto a capacidade do GEEIN na formação de pesquisadores, quanto a iniciativa incomum de realizar um Seminário “paralelo” para dedicar espaço a pesquisadores em início de carreira. Nessa perspectiva, procuramos recuperar nomes de pesquisadores premiados e convidar alguns deles.

SOBRE O SEMINÁRIO DE JOVENS PESQUISADORES

O Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia Industrial, promovido pelo GEEIN - Grupo de Estudos em Economia Industrial tem por objetivo reunir estudantes de Graduação e Pós-Graduação das Universidades e Institutos de Pesquisa que estão realizando pesquisa científica na área de Economia Industrial e afins. O Seminário visa divulgar os resultados de suas atividades num ambiente acadêmico que propicie a difusão do conhecimento sobre os temas e metodologias de pesquisa utilizadas.

Em 2014, os 25 trabalhos previamente selecionados pela Comissão Julgadores são de jovens pesquisadores vinculados a 13 instituições, de 10 cidades distintas e de 5 Estados do país. Esses trabalhos foram expostos ao público nas sessões do Seminário de Jovens Pesquisadores (realizadas das 8h às 10h) que antecederam as sessões plenárias dos três dias de trabalho (26, 27 e 28/08/14) do XV Seminário de Economia Industrial (SEI).

Relação dos Trabalhos Premiados:

De acordo com os critérios e a avaliação da comissão julgadora, os trabalhos premiados foram:

Prêmio Relevância das Informações:

Título: Pobreza multidimensional nas grandes regiões brasileiras: uma aplicação do método alkire foster (af)

Autoras: Maríndia Brites (UFSM); Taís Regina da Silva Ferreira (UFSM); Ana Carolina Moura(UFSM); Tatiana Lanza(UFSM); Solange Regina Marin (orientadora-UFSM)

Prêmio Mérito Acadêmico

Título: Determinantes do investimento para firmas brasileiras: testes iniciais para identificação de threshold effects

Autor: Thiago Scarelli (FEA-USP)

Prêmio Originalidade do Tema

Título: Externalidades positivas locais e diversificação industrial: uma análise dos serviços de Tecnologia da Informação na Região Metropolitana de São Paulo

Autora:  Ariana Costa (POLI-USP)

Menção Honrosa

Título: A Capacidade de Absorção e o Sucesso da Interação Universidade-Empresa no Brasil: uma análise a partir do BR Survey

Autor: André Luiz da Silva Teixeira (UFMG)

Título: Mudança técnica e dinâmica da base de conhecimentos: análise do impacto do advento de produtos e processos verdes sobre os padrões de inovação da indústria química

Autor: Guilherme de Oliveira Marques (IG-UNICAMP)

Título: Estratégias Produtivas e Tecnológicas das Empresas da Indústria Farmacêutica do Brasil e da Índia

Autor: Kleber Alves da Silva Franculino (GEEIN e UNESP/FCLAr)

 

Comissão Julgadora:

Prof. Dr. João Eduardo de Morais Pinto Furtado (USP-Escola Politécnica)

Prof. Dr. José Ricardo Fucidji (GEEIN e FCLAr/UNESP)

Profa. Dra. Julia Paranhos (IE-UFRJ)

Prof. Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl (UFSM)

Profa. Dra. Lia Hasenclever (IE-UFRJ)

Prof. Dr. Rogério Gomes (GEEIN e FCLAr/ UNESP)

Profa. Dra. Tatiana Massaroli de Melo (GEEIN-UNESP)

MS. Paulo Morceiro (doutorando USP)

MS Celso Neris Jr (doutorando Unicamp)

MS Milene Tesssarini (doutorando USP)

MS Vinicius Barroso Fornari (doutorando Unicamp)