Data do evento:
Quarta, 12 de Agosto, 08:00 a Sexta, 14 de Agosto de 2020, 16:00

 

XXI Seminário de Economia Industrial (SEI)

 

“Os Desafios do Desenvolvimento Econômico e Social em Tempos de Pandemia ”

 

A pandemia que está assolando e assombrando o mundo tem motivado diferentes questionamentos que alteram substancialmente ou reordenam as prioridades da pauta e temas em debate. Mundo afora, itens do “New Deal Verde” parecem ter ingressado definitivamente na agenda, priorizando pontos até há pouco desconsiderados pelo senso comum. Essa revisão transita desde aspectos associados com questões sociais e de cidadania, como (retomada) do papel do Estado na economia (especialmente nas políticas sociais e, em particular, de saúde), passando por aspectos de soberania nacional (reconversão da indústria), entre outros temas clássicos da Economia Industrial e da Inovação (setores para sustentar a retomada do crescimento, (re)offshoring, etc.). A pauta não é apenas ampla, mas, ao menos neste momento, distinta daquela que predominou nas últimas décadas. No Brasil, estes temas começam a ganhar a atenção necessária, tratados em alguns fóruns de discussão. No entanto, pelos seus problemas históricos e urgências atuais, essa agenda é quase um imperativo. O objetivo principal do XXI Seminário de Economia Industrial (SEI) é contribuir para essa nova agenda trazendo para o debate alguns pontos que entendemos ser capazes de promover mudanças positivas no cenário atual. O conjunto de temas selecionados está sintetizado na programação das sessões e conferências previstas no Seminário: Estado e retomada do crescimento, saúde e infraestrutura. Em virtude da pandemia, pela primeira vez, a 21 edição do SEI será realizada virtualmente. 

 

Seminário de Economia Industrial (SEI)

O objetivo principal do Seminário de Economia Industrial (SEI), assim como do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN/UNESP) que o promove, é desenvolver, divulgar e fomentar o conhecimento científico nas áreas da Economia Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento procura reunir diferentes saberes e experiências de forma a garantir o aprofundamento das pesquisas em andamento, fomentar o debate continuado, promover o confronto entre “velhas” e “novas” teorias e cenários, agregar novas problemáticas e propor diretrizes de políticas públicas. Nessa perspectiva, o Seminário procura combinar, por um lado, estudos de convidados experientes para apreciação pelos pares e, por outro, as pesquisas de jovens promissores para análise de acadêmicos renomados nas áreas temáticas selecionadas para o Seminário. Esses objetivos e a colaboração de inúmeros colaboradores possibilitaram a criação uma vasta de rede que reuniu por anos seguidos especialistas nos temas da Economia Industrial e Inovação. Essa rede garantiu não só o sucesso do SEI, mas também originou a Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), fundada durante o XVI SEI, em 2015. No ano seguinte, o I Encontro de Economia Industrial (ENEI), encontro anual itinerante da ABEIN, foi, em reconhecimento, realizado em Araraquara-UNESP e em conjunto com o XVII SEI. Em 2019, o IV ENEI ocorreu, mais uma vez, em conjunto, homenageando a 20ª edição do SEI, desta feita sediados em duas cidades (Campinas e Araraquara).

 

Seminário Jovens Pesquisadores

O Seminário Jovens Pesquisadores (SJP) acontece concomitantemente ao Seminário de Economia Industrial (SEI), promovidos pelo Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN-UNESP) e Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG-ECO-UNESP). Este Seminário está voltado para profissionais em fase de formação, nas áreas de Economia Industrial e afins. O Seminário visa divulgar e debater os resultados dos estudos dos jovens pesquisadores em um ambiente acadêmico que propicie a difusão dos trabalhos, a exposição das metodologias utilizadas e a troca de conhecimento, privilegiando a pluralidade de abordagens. Além da avaliação da Comissão Julgadora, os trabalhos são submetidos à apreciação de uma plateia, formada por estudantes, pesquisadores e docentes, que procura auxiliar no direcionamento das etapas futuras da pesquisa. Em 2020, temos algo novo a comemorar. O NEIT/IE/Unicamp lança o I Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia Industrial e, comemorativamente, os dois eventos serão realizados em conjunto. LEIA ATENTAMENTE O EDITAL AO LADO.

 

Sobre o GEEIN

O Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN) iniciou as suas atividades em 1991, nucleando no Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/FCLAr) um conjunto de atividades para apoiar a formação profissional e desenvolver pesquisas sobre economia industrial, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social. Desde o início, o Grupo procurou integrar-se a outras instituições, estruturando as bases de uma ampla rede que hoje está integrado. Projetos realizados ou em andamento, independentes ou por meio de parcerias, que aglutinaram e reúnem inúmeros pesquisadores de diferentes instituições, mostram o interesse de integração e cooperação do GEEIN. Ao longo de sua história, as diferentes pesquisas contaram com o apoio das mais importantes instituições de fomento do país e proporcionaram dezenas de bolsas de iniciação científica (graduação e mestrado), que sustentaram não apenas as pesquisas acadêmicas, mas também esforços sistemáticos para a formação qualificada de jovens profissionais.  Atualmente, os pesquisadores dos GEEIN atuam também na área de Economia da Tecnologia e da Inovação, uma das principais áreas do PPG-ECO-UNESP. 

 

Programação

DIA 12/08/2020
HORÁRIO QUARTA
09:00 ÀS 11:30 Seminário de Jovens Pesquisadores 1
   
13:30 ÀS 15:30 Seminário de Jovens Pesquisadores 2
16:00 ÀS 18:00 Sessão Especial: Retomada e Desenvolvimento Industrial
Elias Jabbour (UERJ)
Roberto Vermulm (USP)
Moderador: Paulo Morceiro (Univ. Joanesburgo)
   
19:15 ABERTURA: Rogério Gomes (GEEIN/UNESP)
19:30 ÀS 21:30 Conferência: O papel do Estado na Retomada da Economia Brasileira
Carmem Feijó (UFF)
Gabriel Porcile (UFPR, CEPAL)
Moderador: João Furtado (USP, GEEIN, ELABORA) 
   
DIA 13/08/2020
HORÁRIO QUINTA
09:00 ÀS 11:30 Seminário de Jovens Pesquisadores 3
   
13:30 ÀS 15:30 Seminário de Jovens Pesquisadores 4
16:00 ÀS 18:00 Sessão Especial: Infraestrutura no pós-pandemia
Rudinei Toneto Junior (FEARP-USP)
Zilmar de Souza (UNICA)
Moderador: Marcelo Pinho (UFSCAR)
   
19:00 ÀS 21:00 Sessão Especial: Saúde e Desenvolvimento 
Carlos Gadelha (FIOCRUZ)
Vanderléia Radaelli (BID)
Moderadora: Lia Hasenclever (ABEIN, UCAM, UFRJ)
   
DIA 14/08/2020
HORÁRIO SEXTA
09:00 ÀS 11:30

Seminário de Jovens Pesquisadores: Apresentação dos indicados para premiação

 

Programação XXI SEI E I SJP

 

Comitê Organizador

 

Celso Pereira Neris Jr (GEEIN-UNESP)

Enéas G. Carvalho (DE-UNESP)

Janaína F. Battahin (GEEIN-UNESP)

João Paulo Carvalho (GEEIN-UNESP)

Rogério Gomes (GEEIN-UNESP)

Tatiana Massaroli de Melo (DE-UNESP)

 

Secretaria


Karen de Oliveira Darone

Thiago Pereira Duarte

 

Comitê Científico do Seminário de Jovens Pesquisadores

 

Antônio C. Diegues Jr. (IE-UNICAMP)

Celso Pereira Neris Jr (GEEIN-UNESP)

José E. Salles Roselino Jr (DGTH-UFSCar)

José Ricardo Fucidji (IE-UNICAMP)

Milene Tessarini (University of Johannesburg)

Paulo Morceiro (University of Johannesburg))

Renato de Castro Garcia (IE-UNICAMP)

Rogério Gomes (GEEIN-UNESP)

Tatiana Massaroli de Melo (DE-UNESP)

 

Realização:

 

Grupo de Estudos em Economia Industrial GEEIN

Programa de Pós-graduação em Economia – PPGE/UNESP