Membros

Foto do membro Wellington da Silva Pereira

Wellington da Silva Pereira | Logotipo Lattes

wdspereira@yahoo.com.br

Instituição: UFPR
Curso: Professor - Doutorado em Políticas Públicas
Início do curso: 1999
Entrada no GEEIN: 1999

Perfil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 1999-2003). É mestre em Desenvolvimento Econômico (2005-2006) e doutor em Políticas Públicas (2011-2015) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi analista da área de planejamento no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE, 2007-2011). Em 2014 foi Visiting Scholar no Consortium for Science, Policy and Outcomes (CSPO), think tank sediado na School for the Future of Innovation in Society da Arizona State University (ASU), nos EUA. Foi professor do Departamento de Economia da UFPR entre 2008 e 2017. Atualmente é professor adjunto no Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul. É membro do Grupo de Pesquisas em Agricultura e Sistemas Agroalimentares (GPASA) e tem interesses em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: estudos sobre indústria, agroindústria, bicombustíveis, energias renováveis, comércio exterior e padrões tecnológicos.

Projetos de pesquisa

2016 - Atual

As interfaces da produção de bioenergia e a segurança alimentar
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de determinar e examinar as intercefaces entre a produção de bioenergia, especificamente os biocombustíveis de primeira e segunda geração, e a segurança alimentar no Brasil. Como é crescente a demanda por insumos agrícolas para aumentar a produção de biocombustíveis renováveis, faz-se necessário examinar as possibilidades dessa expansão sem que ela gere prejuízos à produção de grãos e outras culturas agrícolas que também são utiizadas para alimentação humana e/ou animal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wellington da Silva Pereira - Coordenador / Nilson Maciel de Paula - Integrante.


2012 - Atual

Políticas Públicas e fomento ao etanol e biocombustíveis
Descrição: A pesquisa examina o papel do governo federal na definição de diretrizes e implementação de políticas públicas relacionadas ao etanol e biocombustíveis de segunda geração no Brasil e EUA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wellington da Silva Pereira - Coordenador.