Membros

Foto do membro Tatiana Massaroli Melo

Tatiana Massaroli Melo | Logotipo Lattes

tmassaroli@hotmail.com

Instituição: Unesp - FCLAr
Curso: Professora - Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia
Início do curso: 2013
Entrada no GEEIN: 2013

Perfil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Projetos de pesquisa

2017 - Atual

Inovações de Produto e Processo e seus Impactos sobre a Competitividade da Indústria Brasileira a partir de um Modelo Setorial Dinâmico de Simulação
Descrição: Esta proposta de pesquisa é definida a partir de um referencial teórico schumpeteriano e kaleckiano para analisar o desenvolvimento do processo competitivo em setores específicos da atividade econômica, representados por quatro tipos de estruturas de mercado distintas: (i) oligopólio concentrado; (ii) oligopólio diferenciado; (iii) oligopólio diferenciado-concentrado ou misto; (iv) oligopólio competitivo. Os efeitos dinâmicos das inovações sobre o processo competitivo em cada estrutura de mercado serão captados por meio de um modelo setorial de simulação, considerando as especificidades tecnológicas de setores reais da atividade econômica brasileira. O modelo evolucionário setorial proposto por Possas, Koblitz et al (2001) será adaptado para simular o impacto das inovações de processo e produto sobre o desenvolvimento da competição nos setores selecionados, obtendo seus resultados dinâmicos expressos nas seguintes variáveis: (1) Market Share; (2) Mark-up; (3) Lucro bruto; (4) Grau de concentração no mercado; (5) Participação dos lucros na renda setorial. Número do processo: 2016/18414-4.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Tatiana Massaroli de Melo - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


2016 - Atual

A Baixa Inserção do Brasil nas Cadeias Globais de Valor - CGV
Descrição: Houve em anos recentes tendência cada vez mais forte de fragmentação dos processos de produção entre países nas chamadas Cadeias Globais de Valor (CGVs) em detrimento da organização vertical da produção dentro de uma mesma nação. O Brasil, no entanto, apresenta uma baixa participação nessas cadeias transfronteiriças, o que pode ter graves implicações para seu desenvolvimento econômico. A pesquisa avalia quais são os determinantes desta baixa inserção brasileira, buscando entender como tais fatores afetam a integração do país na economia internacional. Será feita uma caracterização quantitativa e qualitativa do padrão de participação do Brasil nas CGVs e serão discutidos os elementos que podem explicar esse desempenho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Tatiana Massaroli de Melo - Integrante / Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho - Coordenador / Julia de Oliveira Callegari - Integrante.