Membros

Foto do membro Enéas Gonçalves de Carvalho

Enéas Gonçalves de Carvalho | Logotipo Lattes

egcarvalho58@gmail.com

Instituição: Unesp - FCLAr
Curso: Professor - Doutor em Ciência Econômica
Início do curso: 1997
Entrada no GEEIN: -

Perfil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Com duas experiências de pesquisas internacionais: 1 ) Bolsa "sanduíche", concedida pela Capes, para University of Sussex (Bringhton - Inglaterra) em 1999; 2 ) Período de pesquisa de seis meses na UNCTAD/Genebra (Suíça) em 2011. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria automobilística brasileira e internacional, multinacionais, investimento estrangeiro direto (IED) e mudança tecnológica.

Projetos de Pesquisa

2017 - Atual
Desempenho Inovativo e Políticas de Apoio ao Esforço Empresarial de Inovação no Brasil
Descrição: Esta pesquisa parte da premissa que, embora exista uma série de políticas e programas de apoio à inovação no Brasil, observa-se que a demanda empresarial por recursos para inovação é reduzida. Este baixo desempenho inovativo resulta na fraca presença do Brasil no mercado internacional, sobretudo nos setores de alto conteúdo tecnológico. Assim, o objetivo principal da pesquisa é compreender as causas do baixo dinamismo inovativo da indústria brasileira, a partir de indicadores de inovação para o Brasil e um conjunto de países selecionados. Pretende-se, com a construção destes indicadores, obter uma medida do hiato tecnológico entre o Brasil e estas economias e a partir daí avaliar a eficácia das políticas voltadas a inovação no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Enéas Gonçalves de Carvalho - Integrante / Eduardo Strackman - Coordenador / Mario Luiz.Possas - Integrante / José R. Fucidji - Integrante / Paulo Cesar Brigante - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.