Membros

Foto do membro Paulo César Morceiro

Paulo César Morceiro | Logotipo Lattes

paulo.morceiro@gmail.com

Instituição: Unesp - FCLAr
Curso: Doutorando em Economia
Início do curso: 2014
Entrada no GEEIN: 2006

Perfil

Doutorando em Economia, área Economia do Desenvolvimento, na Universidade de São Paulo (FEA-USP/SP). Mestre em Economia (2012) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Ciências Econômicas (2008) pela UNESP. Durante três anos e dois meses (jun/2011 a jul/2014) foi economista do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Decomtec/FIESP) atuando nas seguintes áreas: monitoramento da política industrial, investimento produtivo, política de conteúdo local, simulações com insumo-produto, análise setorial e regulação. É pesquisador do Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN) da Unesp de Araraquara/SP e do Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana (NEREUS) da USP-SP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, desenvolvimento econômico, cadeias produtivas, desindustrialização, matriz de insumo-produto, política industrial, análise setorial, inovação em setores tradicionais e comércio internacional.

Projetos de pesquisa


2009 - Atual

Desindustrialização na economia brasileira no período recente e propostas de reindustrialização
Descrição: O objetivo da pesquisa é: (i) avaliar se o Brasil está passando, a partir de 2000, por um processo de desindustrialização; (ii) identificar de que forma se manifesta a desindustrialização no caso brasileiro, isto é, por meio de quais variáveis é possível constatar a sua existência; (iii) apontar as causas mais significativas da desindustrialização; (iv) identificar o tipo de desindustrialização que se configura no país (precoce ou natural) bem como suas consequências para a economia brasileira; e (v) propor políticas públicas de (re)industrialização.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo César Morceiro - Coordenador / Rogério Gomes - Integrante.


2009 - Atual

Inovação em setores tradicionais (indústrias de baixa e média-baixa tecnologia)
Descrição: A pesquisa tem por objetivo: (i) mostrar que a inovação tecnológica mensurada exclusivamente a partir dos indicadores tradicionais (seja por patentes ou gastos em P&D) é insuficiente para captar a dinâmica inovativa de várias das indústrias de uma economia, especialmente as mais tradicionais (indústrias de baixa e média-baixa tecnologia segundo a classificação da OCDE); e (ii) propor políticas públicas para fomentar as indústrias tradicionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo César Morceiro - Coordenador / Rogério Gomes - Integrante / Milene Simone Tessarin - Integrante / Lourenço Galvão Diniz Faria - Integrante / Vinicius Cardoso de Barros Fornari - Integrante.