Membros

Foto do membro Antônio Carlos Diegues Junior

Antônio Carlos Diegues Junior | Logotipo Lattes

acdieguesjr@gmail.com

Instituição: Ufscar
Curso: Professor Doutor
Início do curso: 2009
Entrada no GEEIN: -

Perfil

Professor do Instituto de Economia da UNICAMP. Anteriormente foi Professor Adjunto IV no Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atuou durante 08 anos. Adicionalmente, foi Coordenador Adjunto da Graduação em Ciências Econômicas no período entre 2016 a 2017. Graduado (2005), Mestre (2007) e Doutor (2010) em Economia pelo IE-UNICAMP, participou como membro da Comissão Avaliadora do 35o Prêmio BNDES de Teses e Dissertações em Economia (2015), é colunista do Brasil Debate e atuou em projetos de pesquisa vinculados à formulação de políticas públicas, coordenados por instituições como BNDES, ABDI, IPEA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros. Dentre suas principais áreas de atuação, destacam-se a análise do desenvolvimento em perspectiva comparada, com ênfase nas transformações da estrutura produtiva. Atualmente, seus dois principais projetos de pesquisa são: (a) A análise da relação entre as transformações da estrutura produtiva brasileira no período recente e o padrão de acumulação do capital alocado na esfera industrial a partir da perspectiva da "Doença Brasileira" e (b) A relação entre as políticas públicas e as transformações no modelo de desenvolvimento chinês a partir da reconfiguração de sua estrutura produtiva. Como indicadores síntese de sua atuação acadêmica, destacam-se: (a) Artigos atualmente em avaliação: 3 (b) Artigos em periódicos: 16 (c) Capítulos de livro: 11 (d) Artigos em publicações jornalísticas: 79 (e) Orientações de Mestrado: 06 (f) Orientações de IC: 08 (g) Orientações de Graduação: 30, sendo 29 concluídas e 01 em andamento (h) Bancas: participação em 115 bancas, sendo: (i) 04 como membro Titular de Concurso Público para Provimento de Vaga de Professor Doutor (e 04 como suplente), (ii) 01 de doutorado, (iii) 03 qualificações de doutorado, (iv) 16 de mestrado, (v) 04 qualificações de mestrado, (vi) 87 de graduação.

Projetos de pesquisa

2014 - Atual
As limitações do desenvolvimento produtivo em um cenário de ?Doença Brasileira?: transformações no padrão de organização e acumulação da indústria no período recente

Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as transformações no padrão de organização e acumulação da indústria brasileira na primeira década de 2000. Segundo a interpretação defendida neste trabalho, a partir da reação defensiva à crise do desenvolvimentismo e às transformações derivadas do esgotamento do paradigma tecnoeconômico vigente na segunda metade do século XX, observou-se a na primeira década de 2000 a emergência de um novo padrão de organização e acumulação da indústria local, denominado de Doença Brasileira. Essa seria caracterizada por um cenário em que se observam reconfigurações estruturais em direção à especialização regressiva e à desindustrialização em paralelo ao surgimento de estratégias que garantem a acumulação do capital investido na esfera industrial. Tal acumulação, por sua vez, estaria associada à emergência de estratégias crescentemente desvinculadas do desempenho estritamente produtivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Antonio Carlos Diegues - Integrante / Antonio Carlos Diegues Junior - Coordenador / Caroline Gut Rossi - Integrante / Caroline Miranda Brandão - Integrante / Caroline Giusti de Araújo - Integrante / Guilherme Gomes - Integrante / Karina Mescollotto - Integrante / Andre Simões - Integrante / Lucas Massarotto - Integrante.