Livro - Recursos Naturais e Desenvolvimento.

Quarta, 18 de Setembro de 2013 12:11

Parabéns, ao Prof. Dr. João Furtado e ao Eduardo Urias pelo livro publicado, intitulado Recursos Naturais e Desenvolvimento.

Sinopse:
A mineração é, ao lado da agricultura, uma das atividades fundadoras da civilização. Inovações na mineração produziram impactos profundos na organização dos povos, impulsionando a criação de ferramentas, meios de transporte e até cidades.
A principal contribuição da teoria econômica para a compreensão do papel da mineração é o entendimento de que os recursos minerais não são uma simples dádiva da natureza.
Pelo contrário, eles não existem a priori , precisam ser criados pela intervenção humana guiada pelo conhecimento, que transforma reservas naturais em recursos economicamente viáveis.
Este livro propõe, por meio do estudo de experiências internacionais e da análise de indicadores socioeconômicos, de ciência e de tecnologia, pensar a mineração nessa perspectiva dinâmica, apontando caminhos de cooperação entre os setores público e privado que impulsionem as atividades mineradoras a contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do Brasil.