Pesquisa: Fapesp

Desde 1999 o Grupo de Estudos em Economia Industrial tem mantido forte interação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O número de bolsas de iniciação científicas obtidas com o decorrer dos anos tem sido crescente, contribuindo para a formação de inúmeros jovens pesquisadores.

Em 2014, o Grupo começou a trabalhar no projeto "Plano Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo", que visa elaborar um diagnóstico da situação atual do Sistema de C&T,I do Estado de São Paulo e estabelecer um road map para a definição de políticas publicas.

O grupo também pôde contar com o apoio financeiro da Fapesp com o projeto temático intitulado “As mudanças no padrão de comércio brasileiro sob estabilização e globalização: análise da inserção internacional e da reestruturação industrial com base numa amostra de grandes empresas”, entre 1998 e 2001. Além da importante contribuição da infra-estrutura do grupo, muitos trabalhos de iniciação científica puderam ser desenvolvidos dentro do escopo deste projeto.

Já o projeto “A inserção da indústria na globalização das grandes empresas industriais – montagem de um banco de dados para monitoramento de estratégias e desempenhos de empresas, com ênfase nos seus aspectos tecnológicos” foi encaminhado à instituição no âmbito do programa de políticas públicas. Contudo, devido ao fato da instituição parceira (Finep) ao desenvolvimento da pesquisa estar situada fora do estado de São Paulo, a aprovação da pesquisa esteve impossibilitada.